Image Map

28 agosto 2014

Como combinar cores em 3 passos !!!

Às vezes, é difícil de saber qual cor usar para combinar com sua camisa verde ou saia azul; contudo, existem regras que ajudam a saber quais cores combinam melhor com outras. O seu primeiro passo deve ser aprender as regras básicas e depois, com tempo e experiência, você poderá quebrá-las e criar combinações mais ousadas. Comece lendo esse tutorial para descobrir como coordenar as cores do seu look de diferentes maneiras.

Parte 1 de 3: Conheça Melhor as Cores

  1. Coordinate Colors Step 1 Version 2.jpg
    1
    Use o círculo cromático. O círculo cromático ajuda a dizer quais cores combinam melhor. Nele, é possível observar determinadas combinações de cores que são particularmente agradáveis ao olhar: elas são as chamadas harmonias. As cores primárias (o vermelho, o amarelo e o azul) são usadas para criar as cores secundárias. As cores terciárias são criadas ao misturar as cores primárias e secundárias.[1]
    • Existem as chamadas cores quentes e frias: as cores quentes são geralmente o laranja, o vermelho e o amarelo, enquanto que as cores frias são geralmente o verde, o azul e o roxo. Misturar uma cor quente com outra cor quente ou uma cor fria com outra cor fria é uma maneira fácil e segura de combinar cores para um iniciante.
    • Branco, preto e cinza são as chamadas cores neutras (elas são muito importantes para coordenar adequadamente outras cores da vestimenta).
    • A tonalidade (ou valor) de uma cor diz respeito à sua luminosidade: quanto mais branco é adicionado à ela, mais clara ela fica; quanto mais preto é adicionado à ela, mais escura ela fica. A saturação de uma cor diz respeito à quantidade de cinza. Na hora de montar um visual, é preciso levar em conta os diferentes tons e saturações de uma cor e se eles funcionam bem em conjunto.


  2. 2
    Evite cores complementares. Cores opostas uma a outra no círculo cromático (como o azul e o laranja, por exemplo) são classificadas como cores complementares: elas se realçam quando colocadas juntas. Não deixe o nome delas lhe enganar: elas podem ser complementares uma a outra, mas não significa que serão complementares para você.[2]
    • É preciso esclarecer que cores complementares não devem ser totalmente abandonadas (especialmente se você é ousado e confiante naquilo que veste). Uma maneira de utilizar cores complementares corretamente é escolher uma determinada cor do círculo cromático e combiná-la com uma matiz mais clara da cor oposta a ela (por exemplo, um vestido de cor azul royal com um xale e um par de sapatos de cor dourada em um tom mais claro.
  3. 3
    Utilize cores análogas. Cores próximas uma a outra no círculo cromático (como o verde e o amarelo ou o vermelho e o laranja, por exemplo) são classificadas como cores análogas: por serem próximas uma a outra, uma combinação que utiliza essas cores parece mais confortável aos olhos.
    • Um exemplo de bom uso de cores análogas é combinar um vestido vermelho escarlate com jóias douradas e sapatos cor de rosa.
    • Para não sobrecarregar seu visual, tente não usar mais de três cores análogas ao mesmo tempo. Usando o look anterior como exemplo, perceba que ele já possui três cores análogas (rosa, vermelho, dourado); nesse caso, não seria uma boa ideia incluir outra peça de roupa de cor análoga a essas, como o laranja ou o roxo.
  4. 4
    Utilize cores primárias. O conjunto das cores primárias é formado pelo vermelho, azul e amarelo. Essas são cores especialmente difíceis de coordenar entre si; no entanto, se você é corajoso e confiante nas escolhas, elas podem criar belas combinações quando usadas corretamente. A melhor forma de usar as cores primárias é criando um visual monocromático, ou seja, você deve escolher apenas uma dessas cores para guiar seu look.[3]
    • Um exemplo de bom uso de cor primária é um look monocromático composto por uma camiseta na cor branca e, na cor azul escuro, uma calça jeans skinny, botas cano curto e uma jaqueta. Para balancear o excesso de azul, você poderia acrescentar um lenço no pescoço de cor quente, como um vermelho ou púrpura.
    • Outra boa forma de empregar cores primárias seria junto de várias cores neutras. Por exemplo, você poderia combinar um par de sapatos plataforma de cor vermelha com uma calça jeans skinny de cor azul e joias douradas. Para equilibrar, você poderia arrematar esse visual com uma jaqueta preta ou uma camiseta cinza.
  5. 5
    Evite misturar determinadas cores. Algumas combinações de cores simplesmente não funcionam e devem ser evitadas na hora de montar seu visual.
    • Preto é uma cor que combina com praticamente tudo, menos duas cores: o azul-marinho (por serem muito próximas, elas não funcionam juntas) e o marrom (só tente essa combinação se tiver plena certeza do que você está fazendo).
    • Branco e creme também não são uma boa combinação (elas parecem uma mistura que não deu certo); contudo, a combinação de creme e marrom funciona muito bem.
    • Marrom e cinza também não são uma boa escolha de combinação (por serem as duas cores neutras, seu visual vai parecer apagado e sem vida).

Parte 2 de 3: Crie suas Combinações

  1. 1
    Use uma cor neutra como base do seu look. Essa é uma das dicas mais valiosas para criar boas combinações: as cores neutras ajudam a acentuar as cores principais do seu visual, tornando o resultado final mais elegante e equilibrado.[4]
    • Cinza é uma cor especialmente importante para montar seu look. Você pode obter um ótimo resultando misturando, por exemplo, uma saia cinza com uma camiseta roxo escuro e um lenço de cor ouro claro. Outro exemplo de bom visual seria a combinação de calça cinza com camisa branca, blazer azul e gravata vermelha.
    • Uma camisa branca com bom caimento é uma peça essencial no seu guarda-roupas; ela é o complemento ideal para vários visuais, combinando perfeitamente com uma calça preta e gravata ou com suéter ou blazer junto de um cachecol.
    • Evite usar calças coloridas, pois elas podem sobrecarregar seu visual. Se decidir vestir uma, use na parte de cima peças de cor neutra: por exemplo, uma calça jeans vermelha e um suéter cinza formam uma bela combinação.
  2. Coordinate Colors Step 7.jpg
    2
    Experimente usar diferentes tons de uma cor. Cada cor possui uma variedade de tons (mais claros ou mais escuros, maios ou menos saturados), permitindo que você tenha muito mais opções na hora de criar combinações. Tente incorporar diferentes tons da cor escolhida para seu visual.
    • Um bom exemplo seria combinar uma gravata amarelo-dourado com uma camisa azul claro e calças de cor cinza ou preta. A cor amarelo-dourado é de um tom mais escuro que do azul da camisa (a primeira cor é mais brilhante e a segunda é mais pastel).
    • Na hora de criar uma combinação, tente imaginar as cores que você vai usar como numa foto em preto e branco: isso vai lhe ajudar a escolher os tons mais apropriados e criar um visual mais harmônico (tons mais claros e mais escuros formam uma boa combinação).
    • A combinação de um tom pastel com outro tom pastel pode fazer seu visual parecer muito infantil; contudo, uma cor brilhante junto de outra cor brilhante pode criar um belo resultado. Tomando o look de gravata amarelo-dourado com camisa azul claro como exemplo, você poderia obter um resultado mais vívido trocando a gravata dourada por outra de cor marrom (uma cor bem mais intensa que o azul claro).
  3. Coordinate Colors Step 8.jpg
    3
    Experimente criar suas próprias combinações. É preciso que você brinque com as cores e aprenda com a experiência pessoal quais combinações você gosta mais. Se não se sente confortável vestindo, por exemplo, um cachecol amarelo com uma camisa azul, você pode tentar usar cachecol em um tom de amarelo mais claro (manteiga) ou mais escuro (dourado).

Parte 3 de 3: Use Combinações Infalíveis

  1. Coordinate Colors Step 9.jpg
    1
    Misture cores primárias (ou secundárias) com cores neutras. Para criar um visual harmônico, use cores neutras para realçar as cores primárias (ou secundárias) da sua escolha.
    • Use uma cor primária (ou secundária) e uma cor neutra. Um exemplo dessa combinação é vestir uma blusa vermelha acompanhada de uma saia preta e sapatos baixos também de cor vermelha. Outro exemplo é usar uma calça jeans com camiseta branca e um cachecol azul.
    • Use uma cor primária (ou secundária) e duas cores neutras. Um exemplo dessa combinação é um visual composto por um vestido laranja com suéter preto e branco e um par de tênis preto e brincos de cor branca. Outro exemplo é uma calça marrom acompanhada de um suéter creme e cachecol dourado.
    • Se você for mais ousado, experimente usar duas cores primárias (ou secundárias) e duas cores neutras; por segurança, escolha duas cores análogas. Um exemplo dessa combinação é vestir um blazer vermelho por cima de um vestido branco com um par de sapatos e bolsa de cor laranja. Outra opção seria a combinação de calça preta, um suéter azul escuro e cachecol marrom.
  2. Coordinate Colors Step 10.jpg
    2
    Use cores neutras quentes. Se não você estiver seguro do que usar, experimente a mistura de cores neutras quentes, como o marrom e o creme, criando uma combinação harmônica e elegante. Você poderia incluir ainda nesse visual uma peça num tom mais vegetal como, por exemplo, a cor verde-oliva.
  3. Coordinate Colors Step 11.jpg
    3
    Misture padrões/estampas com cores neutras e sólidas. Padrões e estampas podem ser difíceis de coordenar com outras peças; quando usá-los para compor seu look, escolha as peças de roupa de forma que seu visual não fique sobrecarregado com estampas ou que as peças padronadas não sejam ofuscadas pelo resto da composição.
    • Experimente usar uma peça padronada junto de uma ou duas cores sólidas. Um exemplo dessa combinação seria usar uma túnica de tricô com listras pretas e roxas junto de um par de leggings pretas e botas de cor cinza. Outra opção seria usar camisa listrada combinando com uma calça corduroy marrom e uma camiseta branca por baixo da camisa.
    • Experimente também usar uma peça estampada junto de outra com uma das cores dessa estampa. Um exemplo dessa combinação seria vestir uma saia vermelha com uma estampa de sol nas cores amarelo e laranja combinando com uma camisa laranja no mesmo tom da cor da estampa; para equilibrar esse look, use um par de sapatos de cor neutra. 

fonte : WH

Nenhum comentário:

Postar um comentário